quinta-feira, janeiro 22, 2004

Apresentando…

Como apresentar o que deve e não deve ser feito numa apresentação? Cabendo-me a mim essa tarefa, resolvi fazê-lo mostrando-o. Se as imagens valem mais que muitas palavras, então ilustrando, não precisava tanto de falar. Achei a ideia engraçada e foi assim mesmo, sem Power Point nem slides nem essas coisas que tais.

Então era uma espécie de encenação em que quando queria dizer que não se devia fazer uma apresentação sentado, sentava-me e dizia isso mesmo. E depois dizia que o correcto é estarmos de pé, levantando-me para verem como era. Deve-se falar calmamente, não mto dpressa, nem muuuiiittooo deeevagaaaarr. E a malta ria-se e eu gostava de ver…

No final, porém, lá veio a parte mais séria com um resumo, para aquilo também não parecer o circo. Acho que consegui mais ou menos o que queria. Como a apresentação era sobre um tema que já todos tinham falado (ali era só fazer a apresentação do que se discutiu nos dois semi-grupos) quem quer que fosse apresentar tinha de ser original para captar a atenção de quem estivesse, enfastiado, a ouvir aquilo que já sabia.

Antes de mim foi o rapaz que fez a apresentação sumária do que o outro semi-grupo havia concluído. Basicamente era tudo o mesmo. Então ele fez o favor de nos presentear com uns magníficos slides de Power Point que numa apresentação de 5 minutos apenas não prenderam a atenção de todos os que o ouviam até ao fim. O que eu fiz foi tentar o oposto… dizer-lhes coisas que já sabiam de maneiras que não estavam à espera!

No final veio o reconhecimento, e que bem que sabe, mesmo quando se trata da mais simples coisa que possamos ter feito. O tutor a meter-se comigo e a querer saber mais, que outras apresentações tinha feito antes, que cursos, sei lá. Até me pagou o café! Disse-me que lhe pareceu muito natural, apesar de nunca ter tido grandes experiências com apresentações nem nunca ter feito teatro. O meu grupo, no dia anterior, alertou-me para não fazer o que eu estava a pensar fazer, porque não fazia sentido e mais não sei o quê. E as caras deles no final da minha apresentação a dizerem que não podia ter sido melhor?!

E eu que estava tão nervoso… como sempre.

Sem comentários: