segunda-feira, janeiro 19, 2004

Módulo

Um módulo sobre técnicas de apresentação, equivalente ao módulo da Nova sobre comunicação oral e escrita, mas com o carimbo da Universidade de Maastricht, foi o que me trouxe de volta a Maastricht. Portanto este final de mês de Janeiro vai ser passado de volta dele.

Não há muitas aulas, apenas quatro aulas práticas de duração crescente (começa numa e acaba em três horas) e uma aula teórica inicial, para explicar todo o módulo e a teoria por trás dele. No entanto assustam-nos no block book, dizendo que é suposto despender 40 horas de estudo semanais para este módulo. Acho um bocado de mais, não?

A primeira teórica foi hoje de manhã às 8:30 na Aula, sala aonde ainda não tinha estado. Isto implicou ter de me levantar cedo, depois de ter dormido mal, indo debaixo de chuva, de bicicleta, para a faculdade. Achei bastante interessante a maneira como o professor expôs o que nos queria dizer.

Também hoje comecei com as aulas práticas, com uma tarefa que era apresentar um colega da turma para o resto da turma e para uma câmara que nos filmava. Como eu sou o único estudante Erasmus naquela turma e não conhecia ninguém achei por bem seguir o conselho astuto do professor da teórica: ir à sala esperando que alguém também lá estivesse também a seguir o seu conselho de conhecer a pessoa de quem iríamos falar antes da aula.

Encontrei várias pessoas, mas uma apenas da minha turma (a sala era comum a várias turmas). A escolha foi fácil e no Mensa conheci um pouco melhor a Susanne, uma holandesa de Venlo, não muito longe de Maastricht, de 22 anos, que acabou de fazer Erasmus em Milão e adorou. Uma conversa que bastava ser de cinco minutos prolongou-se por duas boas horas, falando um pouco de história, diferenças linguística e cultural entre Portugal e a Holanda e pormenores pessoais que fazem com que nos sintamos mais à-vontade enquanto estando na companhia do nosso interlocutor.

O engraçado foi no final das apresentações p tutor apenas referir o meu nome. E eu a pensar: — O que é que vem dali agora! E ele disse que eu tenho uma pronúncia engraçada do inglês (não sei se estava a gozar comigo) e que fiz uma boa apresentação (pareci-me algo nervoso). Disse até para os outros seguirem o exemplo! Não me achei assim tão modelo do módulo!

Sem comentários: