segunda-feira, março 22, 2004

Exame

Fossem todos assim, sem necessidade de preparação prévia: apenas estar! Fui, para pedir um atestado médico simples, fazer exames completos ao Centro de Medicina Desportiva, no Estádio Universitário de Lisboa, pois já que tenho de pagar qualquer coisa, ao menos que me vejam minimamente.

Então a seguir à aula de Economia Monetária Internacional fui até lá onde rapidamente iniciei a via-sacra em torno dos vários exames médicos. Começou logo com o do frasquinho para encher na casa-de-banho em que por mais pontaria que se faça há sempre uma gotinha ou outra que se escapa. Depois de limpo lá se põe o frasco amarelado e um papel num monte ao lado para identificar a urina e o seu doador.

Depois de uma breve espera, que ia colmatando lendo o caso de Finanças calmamente, foi a vez de pôr o peito desnudado de encontro à máquina Philips de onde saiu um radiografia sem nada a declarar.

Mais um breve tempo morto e chamaram-me e incitaram-me para me deitar ao comprido numa maca que me disponibilizaram gentilmente... por dois minutos. Aplicaram-me um gel em vários pontos do corpo (pernas, braços e peito) e em cima deles os sensores que recebiam os impulsos e os passavam ao computador como se não tivessem nada a ver com aquilo. Tirar aquele gel não estava fácil espalhando-se e emaranhando-se nos pelos, mas pronto. No fim as linhas aos altos e baixos do ECG estavam normais.

Finalmente a espera final, já que o caso também se aproximava do fim. Mas antes o médico chamou as raparigas que ali estavam e mandou-as entrar todas juntas. O que se iria passar lá dentro é que já estava no plano do imaginário. Depois foram saindo a conta-gotas, algumas ainda atilando-se e mexendo no cabelo! A seguir à última gota, entrei eu com mais dois rapazes para uma espécie de balneário-consultório. Venham de cuecas e meias, dizia o médico, e aí percebi aquela separação prudente, como simples medida de controlo de natalidade!

Como tinha pedido urgência nestes exames, ainda os recebi no mesmo dia, à mesma hora, esperando para isso breves minutos. Com o papel que me deram agradavelmente embrulhado num envelope dirigi-me às Piscinas do Estádio Universitário e inscrevi-me para aulas de natação às terças e quintas às 9:00, começando já amanhã. Porque é bom acordar e andar uma hora de molho a dar aos braços!...

Sem comentários: