domingo, janeiro 30, 2005

Orientação

Este fim-de-semana experimentei este desporto no VIII Meeting de Orientação do Centro, na Praia da Vieira. Trata-se de algo muito simples: temos um mapa detalhado da zona da prova, no qual estão assinalados os postos por onde temos de passar, e o objectivo é simplesmente percorrer todos os postos, pela ordem indicada, no mínimo de tempo possível.

A dificuldade aparece quando, para fazermos menos tempo vamos a correr e vemos mal o mapa, quando pensamos que encontramos o "nosso" posto e afinal faz parte de outro percurso ou quando nos enganamos a ler os sinais do mapa. Os melhores praticantes de Orientação têm boa memória (memorizam mais rapidamente o caminho) e orientam-se por elementos mais imutáveis, como relevo.

A prova foi organizada pelo COC - Clube de Orientação do Centro, e estava bastante bem organizada, com indicações para chegar ao local, com a programação das partidas dos atletas ao minuto, todos os minutos, durante 1h41min, pela sincronização do sistema em que assim que acabámos a prova, recebíamos um papel com os tempos totais e por cada posto e até pela logística, visto que aderiram centenas de participantes, também por esta ser uma prova aberta (ao público em geral) e por ser pontuável para o campeonato.

Ficou o bichinho, agora é só continuar...

Sem comentários: