sábado, fevereiro 19, 2005

Lencinhos

Podia ser sobre os lencinhos brancos erguidos agitadamente em Fátima, agora que os três pastorinhos estão de novo juntos, durante a procissão com a Nossa Senhora de Fátima. Mas não, estes lenços são outros, coloridos e com um significado especial.

De bocados de trapo, com pachorra, lá se cortam triângulos isósceles, pintam-se as duas margens iguais de branco e enrola-se como um lenço de escuta normal, porém em miniatura. São das quatro cores que dividem os escuteiros do CNE: amarelo, verde, azul e vermelho, todos com um debruado branco.

Para os fazer juntaram-se os elementos dos clãs da Sé e Madre Teresa de Calcutá numa noitada no Alqueidão da Serra, uma coisa combinada com a devida antecedência, isto é, à bruta! Até havia licor de chocolate para adocicar a boca dos que se estivessem a deixar levar pelo sono...

Depois é só montar a "barraca" no dia de B.P. e apregoar o lencinho, como se de uma feira se tratasse. Os trocos que se arranjarem servirão para pagar a nova guitarra da Carina, que até já ficou trancada na Sé. Mau agoiro? Só se os lencinhos não se venderem como esperamos.

Sem comentários: