quarta-feira, outubro 11, 2006

5 de Outubro

Aproveitei o feriado para, com o meu irmão, participar numa corrida de orientação em Lisboa. De manhã era no jardim da Bela Vista onde foi o Rock in Rio com partidas em massa e à tarde foi na Quinta das Conchas, no Lumiar, um jardim recentemente melhorado.

As partidas em massa (as cerca de 450 pessoas partiram todas ao mesmo tempo) são sempre espectaculares de ver. Cada pessoa tem um mapa próprio com os mesmos pontos que todos os atletas no seu escalão, só que visita os pontos por uma ordem que não é igual para todos. Isso acontece por haver loops, voltas em torno de um mesmo ponto, neste caso o Triângulo de Partida, o 10 e o 22.

Neste percurso esteve presente uma equipa da SIC que fez uma reportagem, já transmitida no jornal da hora de almoço de domingo passado. Eu e o meu irmão aparecemos a correr lado a lado (fomos a par no escalão aberto OPT3) logo na partida em massa e na saída do ponto 10. Foi mesmo uma manhã para divulgar a modalidade da orientação, já que o mapa era muito fácil e rápido (o que não impediu de fazer um erro de navegação para o ponto 4).

À tarde, sempre havia mais semelhanças com uma floresta, apesar de ainda haver muitos locais abertos e onde se viam facilmente os pontos. O maior erro foi mesmo no ponto 14, por termos seguido por um carreiro do ponto 13, mas que nos desviava do 14, quando julgámos que estávamos noutro carreiro. Portanto, houve ali um bom período de desnorte. O ponto 19 estava bem escondido entre arbustos e quase passou despercebido.

No final, com todos estes contratempos, acabámos por ficar em 8º em 55 pessoas no OPT3 em ambos os percursos, o que obviamente garantiu na geral o... 7º lugar! Isto porque a geral é feita do somatório de pontos por percurso, o que significa que alguns dos que ficaram em melhor posição num percurso, ficaram bastante pior noutro.

Neste dia soalheiro ficou no meu irmão a vontade de experimentar outro percurso de orientação pedestre mais típico, na floresta.

Mapa de manhã, Mapa de manhã com o meu percurso

Mapa de tarde, Mapa de tarde com o meu percurso

Sem comentários: