quinta-feira, outubro 12, 2006

Ano novo escutista

No sábado dia 7 o agrupamento de Sto. Agostinho abriu oficialmente as suas actividades com um passeio de bicicleta de S. Pedro Moel até à Nazaré. Lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e dirigentes todos pedalaram pela ciclovia atlântica que é quase sempre plana e com vista para o mar.

A ideia para esta actividade veio dos lobitos. Este foi o projecto que ficou o ano passado em segundo lugar para determinar a actividade de encerramento de ano. Por ser uma actividade simples de organizar e sem gastos com o transporte, pois os pais foram levar e buscar os seus escuteiros.

Como actividade escutista, o passeio de bicicleta serve para enquadrar outras actividades que se queiram, como o cerimonial de passagem de secção, o trabalho de divisão das secções em bando, patrulha e equipas e escolhas dos guias e sub-guias (ou chefe de equipa e chefe de equipa adjunto para os caminheiros) e ainda os jogos de liderança d’ “O Camareiro do Conde” e de estratégia dos “Peixes e Anzóis”.

No final os pais trouxeram um lanche para partilharem e para devorar. Com este momento completou-se o convívio do agrupamento com os pais dos escuteiros, que na maioria das vezes só sabem das actividades dos filhos superficialmente e raramente nelas participam. Foi, portanto, um dia animado em que até as várias quedas não abateram a alegria dos miúdos.

Sem comentários: