
Mas como a prova foi organizada pelo meu clube, também estive inserido na organiação, tal como a maior parte dos atletas deste clube, e pouco vi do que se passou em prova, do movimento da arena, dos comentários das pessoas, etc.
Eu estava com o Sérgio Junqueira, Inácio Serralheiro e outros a coordenar o estacionamento para os cerca de 600 atletas de todo o país (incluindo um grupo de madeirenses) e ainda dois atletas que vieram de Espanha: o finlandês Tommi Tolkko e a namorada Annabel Valledor.
A prova foi em redor da futura ETAR do Coimbrão, depois desta localidade em direcção ao Pedrogão, num estradão largo à esquerda que tem à entrada placas sinalizadoras da obra e do empreiteiro. Nesse estradão de cerca de 500m que ia ter directamente à arena orientávamos o estacionamento dos carros em espinha para caberem mais carros e, de preferência, estacionando de marcha-a-trás, sendo depois mais fácil sair.
Até aqui tudo bem. O problema foi quando muitos carros começaram a chegar ao mesmo tempo e uns condutores mais impacientes queriam estacionar num sítio qualquer e não encostados o máximo possível ao carro do lado e só de um dos lados do estradão, como nós estávamos a pedir. Em geral, apesar de tudo, as pessoas foram compreensívas e esperaram pela nossa indicação para arrumarem da melhor forma o seu carro. Ainda assim, não foi possível estacionar todas as viaturas naquele estradão que a princípio nos parecia enorme e se revelou pequeno para tantos carros. O remanescente estacionava à beira da estrada principal.
Houve um senhor de alguma idade que já tinha estado em provas de orientação a nível internacional que me disse que na Suécia estacionavam os carros ao milímetro e os atletas não só cooperavam, como pagavam por poderem estacionar perto do centro do evento...
Para recupar as energias gastas neste "exercício", a sopa de caldo verde no sábado e juliana no domingo e ainda uma bifana (ou duas) souberam mesmo muito bem. Não era só fome; é que de facto estava tudo muito bom!
Ainda passei pelos banhos do polidesportivo do Coimbrão para assegurar que as portas estavam abertas e que estava tudo pronto e ainda pelo solo duro, que foi no pavilhão desportivo da Carreira, anexo à escola EB 2+3, para afixar cartazes com avisos vários e, mais tarde, com os resultados e tempos de partida para domingo.
Penso que foi uma prova de orientação em grande em que tive pena de não puder participar. Espero que a avalição da federação seja a melhor possível.
Próxima
Já nos dias 27 e 28 de Janeiro vai decorrer o Campeonato Nacional de Estafetas (sábado) e de Distância Longa (domingo), em Vendas Novas. Há mais de um mês que não faço uma prova, esta vai ser uma mesmo a doer e a primeira vez que corro em estafetas.
Estou inscrito em Séniores Masculinos nos dois dias. Nas estafetas, faço parte da seguinte estafeta de competição :
Sérgio Junqueira
Nuno Ferreira
Gonçalo Marques
Na longa, o grande desafio: mapa à escala 1:15.000, 15,2Km de distância, 27 pontos de controlo e um desnível acumulado de 415m! Hajam pernas...
Aqui fica o O-TV de Janeiro, sobre I Troféu Ori-BTT da Trofa e o I GP Terras de Bouro.
Sem comentários:
Enviar um comentário