quarta-feira, maio 09, 2007

Absoluto

No primeiro fim-de-semana de Maio, realizou-se em Canha, no Montijo, o Campeonato Nacional Absoluto de Orientação. Nesta prova, em vez de se dividirem os atletas por escalões etários, como é hábito, estes concorrem todos entre si, apurando-se um campeão e uma campeã nacionais absolutos.

Longe dessas pretensões, o que eu queria era fazer a prova e no domingo estar em casa o mais cedo possível para poder ajudar com a filarmónica na festa da Sra. da Gaiola, nas Cortes.

Sábado foi o dia de apuramento para a final no domingo. Os 60 melhores ficavam na final A para discutir o título de campeão nacional absoluto. Os restantes seriam alocados em finais B, C e D, consoante os seus resultados, para discutir coisa nenhuma. Os mapas de apuramento eram semelhantes em distância, percurso e número de pontos de controlo. Aqui ver-se-iam as diferenças competitivas entre os diversos escalões, com protagonismo para os atletas de elite.

No meu percurso tive algumas dificuldades, principalmente no ponto 7, no qual perdi a noção de onde estava, e para o ponto 9 torci o pé e tive de parar um pouco para poder prosseguir. Nos últimos pontos já quase me arrastava debaixo do sol quente quase alentejano. No final de tudo isto, o tempo não podia ser excepcional e fiquei na final D.

Ou pelo menos assim pensava eu, pois o meu nome não apareceu na lista de partidas para domingo. Acabei por fazer o percurso OPT3, o que até foi melhor, porque podia partir quando quisesse e assim chegar mais cedo a Leiria. O percurso de domingo teve um ponto já estudado para o espectáculo, o ponto 10, onde estava uma câmara de filmar logo após um rio que se tinha de atravessar. Com o calor daquela manhã até soube bem chapinhar na água em direcção à câmara e ao ponto.

Nesta prova de orientação houve como é costume o jantar à COC, mas com a nuance de ser em casa do Tiago Romão, no Pinhal Novo, e incluir na ementa frango e leitão. Uma mesa que parecia exagerada à primeira vista encheu-se de convívio, boa disposição e saciedade. O jantar estava mesmo muito bom!

Com tudo isto, acabei por chegar a Leiria ainda a tempo de participar com a Filarmónica das Cortes na procissão e concerto da festa da Sra. da Gaiola, famosa pelo cortejo de dezenas de meninos Jesus à cabeça das senhoras. O concerto pelas bandas filarmónicas das Cortes e da Caranguejeira alternadamente trouxeram ainda bastante afluência ao recinto da festa.

Foi, portanto, um fim-de-semana preenchido em absoluto!


Resultados do CNA


Sem comentários: