terça-feira, setembro 04, 2007

Red Bull Air Race

No sábado dia 1 de Setembro fui ao Porto com vontade de ver a tão anunciada corrida da Red Bull, mas sem euforias. Eu, a minha mãe, o meu irmão, o Joel e a Bia saímos por volta das 8:30 de Leiria, deixámos o carro perto do Dragão, apanhámos o metro (que tinha uma fila interminável e ninguém sabia para quê, pois as filas iam dar às máquinas que só serviam para carregar os cartões e não para os comprar!), e saímos em S. Bento.

Nós de costas para os aviões: eu, o meu irmão, a minha mãe, o Joel e a Cristina (já lá estava no Porto). A Bia foi quem tirou a fotografia.

Quando todas as pessoas se dirigiam em massa para a zona ribeirinha (já desde manhã cedo, num movimento maior que o próprio São João, alguns diziam), nós optámos por almoçar com calma uma francesinha. Escolhemos, pelos vistos, um local que não recomendo: a cervejaria Sá Reis em plena praça da Liberdade. Um mau atendimento, um empregado mal educado, uma discrepância de preços e uma francesinha miserável depois de tanto tempo de espera fizeram-nos pedir o livro de reclamações e deixar lá a queixa.

Um piloto em plenas manobras com a multidão ao sol em Gaia.

Com o estômago meio fomos tentar ver alguma coisa e enquanto íamos na rua, vários aviões faziam acrobacias no ar. Numa das ruas que descia para o rio lá se conseguia ver por entre as cabeças. Vimos três ou quatro aviões e fomos embora, que aquilo começava a ser muito repetitivo. Tinham um percurso linear em que davam duas voltas e para voltar para trás faziam um loop. As pessoas estavam com uma ridícula atenção aos aviões e nós só gozávamos, pois aquilo era tudo igual. Quando um deles fez um loop seguido de várias piruetas, nós dissemos que daí a nada ele ia abrir a persiana e vomitar cá para baixo!

O loop a meio da corrida.

Antes de sairmos dali, metemos conversa com o Russel Coelho, um polícia que confessou estar ali obrigado e não negou ir para os tascos, desde que não estivesse em serviço. Então fomos nós refrescar e depois passar pelos jardins do Palácio de Cristal, que chegou a cobrar 10€ para ir a locais de onde se via o rio! O espectáculo foi emocionante, os pilotos extremamente ágeis, mas não era preciso exagerar. Vistos dois ou três ficou tudo visto!

Sem comentários: