sexta-feira, novembro 14, 2003

Alerta

Ontem à noite, depois de ler as coisas para a aula de hoje, fui-me deitar, pois a aula iria ser às 8:30, para poder descansar em condições. Com as preocupações da vida o sono estava a demorar até que, finalmente, lá adormeci.

Mas eis que, subitamente, oiço o alarme de incêndio irritantemente alto e repetitivo. Uma sirene a que se seguia uma voz forte em várias línguas incitando o uso das portas de emergência. O Nuno foi à porta, espreitou para o corredor e apenas viu outras pessoas a fazer o mesmo, a espreitar, e nenhuma razão havia aparentemente para preocupação. Até porque já uma vez o alarme já tinha tocado por algum fumo num dos quartos, mas coisa pouca. Então, sem razões para grandes alarmismos, fui-me deitar que estava cansado e precisava de dormir, apesar de o barulho da sirene e da voz máscula continua insistentemente.

De repente oiço murros na porta e uma voz ríspida a ordenar: Leave your room! Now!
Foi apenas o tempo de vestir um casaco por cima do pijama e abandonar o quarto em passo de corrida quando devia era estar a dormir! Só quando chego ao corredor da segunda ala do bloco P do edifício da Guest House é que me dei conta que, de facto, algo se tinha ali passado, cuja gravidade fui incapaz de discorrer, mas que pelo fumo e pelo ambiente criado por quem nos evacuava dos quartos, alguma teria com certeza.

Na recepção, à entrada da Guest House, concentrou-se um amontoado enorme de pessoas ensonadas, uns em boxers, outros de toalha de banho ao pescoço, outros sabe-se lá como, num burburinho crescente de indignação, pois eram praticamente três horas da manhã!

Entretanto, cerca de dez minutos depois do início do alarme, aparece um corpo de intervenção dos bombeiros, armados com fatos especiais, capacete e botijas de ar, no sentido da fonte do problema. Passados alguns minutos regressavam e, após mais alguns instantes de espera, lá se pôde regressar ao quarto, recuperando de um susto sem razão aparente, para tentar voltar ao sono no ponto em que este fora interrompido…

Sem comentários: