sexta-feira, agosto 27, 2004

Midgard



Colónia da Cáritas no Pedrógão, Leiria. Dezasseis monitores tomam conta de cerca de 80 crianças, para lhes proporcionarem umas férias de verão inesquecíveis.

Eu fui monitor rotativo, isto é, não tinha um grupo fixo, mas ia saltando de grupo em grupo nos dias em que não estava de serviço. Assim dava para conhecer muitas crianças, porém não tinha uma relação tão intensa como teria se fosse monitor de grupo.

O grupo de monitores foi extraordinário. Sempre muito animado e cada vez mais unido, sendo quase todos (11) caloiros. Conhecemo-nos no dia 17 e depois dos primeiros momentos em que ainda não se fixavam todos os nomes, parecia que já éramos amigos antes de ali chegarmos.

O tema deste turno foi baseado nos vikings, existindo um conflito entre o Odin (bem) e o Ragnarof (mal), que estimulava os miúdos a rejeitarem o mal, leia-se Ragnarof. Assim as várias divisões da casa tinham nomes vikings, sendo a colónia a Midgard, as crianças tralls e os monitores lokis, por exemplo.

Muita praia, muito sol, passeios para trás e para a frente, andar no mato à procura do amuleto e passar toda a tarde no Corre Água, conhecer Pedrógão através de um peddy-paper, fazer diversos campeonatos, construções na areia, um raid fotográfico, muitas diversões.

À noite, o serão era animado pelos monitores de serviço que naquele dia tentavam surpreender. Muitos são os bons momentos para agora recordar como o Tomané, os Cornos com Açúcar, os CornOscares, a noite das praxes, a noite de cinema, a última noite cheia de jogos e acabar a ver com a lágrima no canto do olho as fotos dos dias que tinham passado a correr.

Sim, é verdade, acabou. As crianças foram para a vida que tinham antes, que em muitos casos não era muito agradável. Foi com pena que vimos estas crianças saírem deste mundo de fantasia para irem de novo para a sua vida de todos os dias. E chorava-se de saudade já.

Sem comentários: