sábado, maio 13, 2006

13 de Maio

Pela primeira vez na minha vida fui à procissão das velas nas cerimónias do 13 de Maio em Fátima. A polícia alertou para as pessoas chegarem cedo. Por isso às nove menos um quarto rumei com a minha mãe em direcção a Fátima, pela Sra. do Monte acima.

O carro teve de ficar quase a 1Km da rotunda Norte, a do peregrino e ir a pé com as muitas pessoas que iam também para o recinto do Santuário. Amiúde viam-se rapazes e raparigas a vender velas com o copo para a cera. A que me venderam derreteu-se quase toda, por ter um pavio muito delgado.

As entradas para o recinto estavam entupidas, com o facto curioso de algumas pessoas dizerem para não avançar, que haviam grande com 1m de altura mais à frente. Não havia sinal dessas grades e até se circulava melhor, por ser o corredor por onde passaria a procissão.

Realmente tocante foi o Avé Maria, em que no refrão todos levantavam as velas e criava uma luz forte feita de milhares de luzes singelas. Enquanto isso, passava o andor com a Sra. de Fátima e eu tentei, mas não consegui, ver a bala que atingiu o papa incrustada na coroa. É misterioso como é que a bala coube naquele orifício e se mantém firme sem nenhuma operação especial.

Fiquei com mais vontade de fazer uma peregrinação desde Fátima até S. Tiago de Compostela.

Sem comentários: