quarta-feira, agosto 02, 2006

WOC 2006


Na Dinamarca realiza-se até 5 de Agosto o Campeonato do Mundo de Orientação. Este campeonato é constituído por 4 grandes provas independentes: o sprint, a distância média, a distância longa e as estafetas. Homens e mulheres correm separadamente e em percursos diferentes. Participam selecções de todo o mundo, incluindo Portugal.

Na final de cada prova/distância participam 45 atletas. Porém, estes são seleccionados através de uma prova de qualificação por cada distância, excepto estafetas. Em cada qualificação, homens e mulheres dividem-se em 3 grupos cada e apuram-se os 15 melhores de cada grupo. Infelizmente para a selecção portuguesa, nenhum dos atletas nacionais (Marco Póvoa, Joaquim Sousa, Tiago Aires, Lídia Magalhães e Maria Sá) conseguiu ficar entre os 15 mais rápidos do seu grupo em cada uma das três distâncias.

Para acompanhar este campeonato em directo estão disponíveis emissões televisivas em directo nalguns países nórdicos e online para todo o mundo (aliás, para os primeiros a conectarem-se aos 4 servidores que depressa atingem a sua capacidade máxima). Para além disso, difunde-se o audiostream da emissão televisiva (principalmente para que tem a net mais lenta), comentários de texto ao minuto do que vai acontecendo, resultados em directo pela passagem por alguns pontos de controlo, é possível seguir via GPS os atletas no mapa e até ter acesso a fotografias ao longo da prova, mesmo antes de terminar. Portanto, para que quem não pode ver ao vivo na Dinamarca sinta que está lá embrenhado naquele ambiente.

Mas se isso não chega, existe um jogo estilo manager na internet em que escolhemos uma equipa com 3 elementos femininos e 3 masculinos e um treinador, sujeitos a um orçamento de 33.000.000€. Para que se tenha uma ideia, Simone Niggli-Luder, 10 vezes melhada de ouro em campeonatos do mundo, vale neste jogo 11.000.000€, o que mostra que é impossível ter uma equipa de vedetas. Este jogo faz-nos pelo menos conhecer alguns nomes de topo a nível mundial na orientação e perceber a sua importância relativa passada através de um preço simbólico que lhe é atribuído em consonância.

Se porventura ficaste com curiosidade, visita a página www.woc2006.dk, que é um bom ponto de partida.

Sem comentários: