sexta-feira, setembro 22, 2006

Senhora do Fétal

Ruas iluminadas por caracóis Hoje à noite começa a Romaria de N. Senhora do Fétal, com uma procissão da igreja matriz a subir pelo empedrado até ao santuário de N. Sra. do Fétal e depois fazer o caminho inverso já com a imagem da N. Sra. do Fétal. No dia 30 a imagem regressa ao seu santuário em nova procissão nocturna. No dia seguinte, domingo dia 1 de Outubro, faz-se a mesma procissão que no dia anterior, mas de dia e sem imagem, para celebrar missa solene onde a imagem já está: no santuáro de N. Sra. do Fétal e no átrio adjacente.

Estes festejos são únicos no país. Por onde passa a procissão as ruas estão iluminadas por caracóis. Mais de 5.000 cascas de caracol cheias de azeite iluminam as ruas do Reguengo do Fétal. Para causar mais impacto, a iluminação pública é desligada. O efeito deve ser muito interessante. Ermida N. Sr. do Fétal

Agora eu e todos os músicos da Filarmónica das Cortes é que não achamos muita piada ao facto de não conseguirmos ver a música nos papéis que temos à nossa frente. Para além disso, temos que fazer o mesmo caminho íngreme pelo menos 3 vezes, ida e volta. A missa vai ser animada por um grupo de músicos da Filarmónica das Cortes, eu incluído, em que uns tocam e outros cantam as ladaínhas intermináveis em latim.

Apesar disso, esta festa é impressionante e é num local que eu gosto bastante. É também uma festa na qual a Filarmónica das Cortes não participava à muitos anos.

Sem comentários: