quinta-feira, dezembro 07, 2006

Campeonato Ibérico

Campeonato Ibérico, com o Troféu Miguel Torga

No fim-de-semana prolongado de 1 a 3 de Dezembro realizou-se em Sabrosa, Vila Real, a última prova de orientação a contar para a Taça de Portugal de 2006. Para mim foi a primeira em que corri à chuva!

As perspectivas meterológicas não eram, de facto, animadoras. No entanto o tempo esteve bom para a corrida, à excepção de Domingo, e esta prova conseguiu reunir mais de 800 pessoas (portugueses e espanhóis e até mesmo alguns de outras nacionalidades).

Na 6ª-feira houve um model event, que é um percurso livre para adaptação ao tipo de terreno e critérios de cartografia. Apesar de muitos não terem querido correr muito pelo mapa, para não se cansarem escusadamente para as provas de sábado e domingo, eu e o Rui Ferreira (o polícia) palmilhámos quase todos os pontos espalhados no terreno bastante pedregoso. Partilhávamos opiniões em relação à leitura do mapa e na decisão do melhor percurso a seguir.

Houve um ponto onde a dúvida e a divergência foram maiores e quase apostámos uma cerveja em como cada um de nós estava certo. Estávamos os dois errados!

À noite acabei por ir assistir ao derby Sporting 0 - Benfica 2. Foi um jogo tão murcho que ia adormecendo no café cheio de entusiastas da bola. Fica de positivo a vitória do Benfica!

No sábado de manhã foi a prova de distância média. Correu-me bastante bem e demorei 38:53 a fazer 4Km entre pedras, charcos e terrenos lamacentos. Fiquei em 21º em 70 atletas o que é bastante bom, mas, mesmo assim, fora da minha meta de ficar entre os 20 primeiros...

À tarde as selecções de Portugal e Espanha tinham uma prova extra de sprint, mas eu preferi passear até ao Pinhão em vez de ficar a vez os atletas a passar. A prova acabou por correr mal devido a uma falha nas estações electrónicas SportIdent e no Pinhão também não conseguimos ver o antigo comboio a vapor que costuma passar naquela estação.

À noite uns (muitos) foram a uma gala de atribuição de prémios e outros ficaram no solo duro a comer a "Massa à COC" e a jogar às cartas.

No domingo a minha hora de partida era às 9:02, portanto pouco depois do nascer do sol. Mas como em vez do sol veio a chuva e com ela alguns atrasos, adiaram as partidas por meia hora. No domingo já a prova não me correu como no dia anterior. Nos 6Km da prova longa fiz o 30º tempo: 1:06:40, mas sem grande confiança. Acabei ainda por perder a abraçadeira de velcro do porta-sinalética. Com isto fiquei em 23º da geral no escalão H21B.

Apesar de ser um Campeonato Ibérico, não foi uma prova espectacular. Valeu pelo convívio entre os atletas do COC, que vou conhecendo a cada prova que passa. Fica aqui um voto de boas festas orientado.


Resultados
Fotos da Média, Sprint, Longa, entrega de prémios e selecções nacionais.

Mapa Distância Média, Mapa Distância Média com o meu percurso
Mapa Distância Longa, Mapa Distância Longa com o meu percurso

Sem comentários: