quarta-feira, outubro 10, 2007

5 de Outubro em Porto-de-Mós

O Clube de Orientação do Centro realizou uma prova de orientação de âmbito local dividida em duas etapas. De manhã no mapa da praia das Paredes, à noite em Porto-de-Mós com uma prova nocturna em zona urbana. Em cada uma das etapas era possível escolher entre três escalões: OPT1, OPT2 e OPT3. Eu e o meu irmão fizemos o OPT3, cada um na sua vez, para gerar maior competitividade.

Na minha prova das Paredes o meu ponto negro foi o 14, de tal forma que cheguei a ir ao ponto 15 antes. Daí, com a certeza de saber onde estava, foi fácil, mas perdi 7'13'' nesta pernada e nem assim consegui ser o mais rápido para o ponto 15 que já sabia onde estava! Houve ainda o ponto 16 onde quis atalhar perto de umas construções, mas um cão que ameaçava perseguir-me fez-me ir pelo caminho mais fácil: ir à estrada e sair depois da curva para a reentrância.

No fim dos 5,4Km o meu tempo foi de 47:05, ainda muito longe dos 29:48 do vencedor Joaquim Sousa, mas 8 minutos à frente do meu irmão!

A prova da noite foi um roteiro diferente pela vila de Porto-de-Mós. Começou no jardim à entrada da vila e perto do rio e passou pelos bombeiros, castelo, tribunal, igrejas, escolas, uma pista de BTT, uma escadaria interminável, acabando no mercado municipal. Nesse mercado estava a um porco a assar no espeto e a ser comido em fartas sandes.

Acabei por fazer 32:23, após algumas hesitações em alguns pontos, como por exemplo no ponto 4 em que eu estava por cima das escadas à procura do ponto que estava debaixo destas (bastava ler a sinalética que isso estava lá explícito!). Apesar de tudo, esta é uma zona muito interessante para este tipo de eventos de orientação mais lúdicos, sempre com uma bela vista do castelo apalaçado.


Por curiosidade, à um ano aparecia também com o meu irmão na SIC numa reportagem que fizeram sobre orientação durante a prova do CPOC no 5 de Outubro no Parque da Belavista e na Quinta das Conchas. Ver o vídeo aqui.

Resultados
Mapa das Paredes, com o meu percurso
Mapa de Porto-de-Mós, com o meu percurso

Sem comentários: