quarta-feira, outubro 03, 2007

Orientação em Sintra

No último fim-de-semana de Setembro começou a taça de Portugal de orientação pedestre com uma prova bastante interessante na mágica serra de Sintra.

No sábado, na Encosta de Vale de Cavalos, perto do autódromo do Estoril, o terreno era acidentado e o mapa de difícil interpretação em alguns pontos abundantes em elementos rochosos. Logo nos primeiros dois pontos a rede de caminhos era tal que em vez de ajudar, dificultava a tomada de decisão.

Depois para o ponto 3, a pernada longa, podia ter ido à estrada sempre à mesma altitude e descido na reentrância para o ponto quando aparecia uma clareira à direita dessa estrada de alcatrão. Em vez disso desci freneticamente o monte e acabei por complicar ao andar nos carreiros, para depois ter que subir.

Mas o ponto do erro verdadeiro foi o 11. Quando eu saí do ponto 10 duas raparigas falavam em dar a volta pela caminho, apesar de ser uma volta grande. Eu pensei: vou atalhar! Mas até nem foi assim tão mau o atalho. O problema foi quando comecei à procura do ponto mais perto das casas do que devia ser sem me dar conta do erro...

No entanto, também houve pontos bons, como o 9, em que fui o mais rápido dos que fizeram o meu percurso (H21B, D21A, JunF)!

No domingo adorei o mapa em pleno parque da pena, em redor do palácio, no meio de tanta diversidade de vegetação. O ideal era optar sempre que possível pelos muitos caminhos existentes. O problema era quando eles não se viam bem, como no ponto 7 ou 14, por confusão com os símbolos das rochas intransponíveis.

Era engraçado andar a correr por aquele jardim mágico à procura dos pontos enquanto os turistas nos olhavam admirados pela raridade de tal correria num local habitualmente tão calmo. Foi pena a empresa gestora do parque não deixado à última hora fazer a entrega de prémios no Castelo dos Mouros, não que eu fosse receber algum prémio, mas por ser um local bastante interessante. E embora eu não tenha ganho nada, o COC ganhou por clubes a primeira prova da taça de Portugal de orientação pedestre.

O meu irmão participou em OPT3 e uns amigos em OPT2 e todos gostaram, mesmo estando a chover bastante logo pela manhã antes da prova. Já estão a pensar na próxima oportunidade de fazer um percurso de orientação.

Fotos de Sábado: 1, 2, 3, do site Atletismo Magazine-Modalidades Amadoras
Fotos de Jorge Dias: Sábado e Domingo
Resultados

Mapa de Sábado (Vale de Cavalos), com o meu percurso
Mapa de Domingo (Parque da Pena), com o meu percurso

Sem comentários: