quinta-feira, outubro 16, 2003

Lusomania

Desde que chegámos, leia-se desde que os portugueses da Nova em Erasmus em Maastricht chegaram, que demos nas vistas. A boa disposição é uma constante no seio luso e pelos vistos bem considerada pelos holandeses do ESN.

Na primeira semana, a de introdução, com actividades preparadas pelo ESN, os “tugas” (que andam quase sempre juntos) ficaram a ser conhecidos por serem quase tão rápidos como os holandeses… Ao fim da semana, eles já eram para nós como amigos de longa data, com quem gostávamos de estar.

Seguiu-se uma monumental jantarada com todos os “tugas” e todos os do ESN, onde o arroz com todos fez mesmo a delícia de quantos o comeram. Mais do que o jantar em si, contou mais a forma de integração na cultura holandesa da melhor forma: através da amizade junto das pessoas de cá.

Ontem foi a retribuição. Foi a vez de os holandeses nos mostrarem a sua cozinha típica, num jantar que envolveu mais uma vez os mesmos do parágrafo anterior, apesar de algumas pessoas terem aparecido em detrimento de outras.

Prepararam-nos uma sopa com ervilhas, salsichas e mais qualquer coisa que não sei precisar, mas que estava absolutamente deliciosa. Era mesmo de comer e chorar por mais! Panquecas com coberturas várias e uma espécie de leite-creme fizeram o resto do jantar. Mais uma vez a animação estava expressa no sorriso generoso de cada um de nós.

Com tanta interacção portugueses-holandeses, qualquer coisa devia ficar registada. Para além das fotografias infindáveis, para a realização do jornal “The Bable”, do ESN de Maastricht, pediram-nos um artigo. E este texto escrito pelo Daniel, subscrito por todos os outros, acompanhado por fotografias de portugueses e algo do género: festa é com os portugueses, valeram-nos congratulações por aparecermos destacados no jornal.

Isto mostra bem as boas relações luso-holandesas que se têm desenvolvido naturalmente. Por várias vezes os membros do ESN ao encontrarem algum de nós abandonam com quem quer que estavam para nos virem cumprimentar, com os tradicionais três beijos, se for uma rapariga, claro!

Acho que isto diz muito…

Sem comentários: