terça-feira, novembro 11, 2003

Concerto

Ao desfolhar a agenda cultural para o mês de Novembro em Maastricht dei de caras com um evento musical protagonizado por um português, Luis Andrade de seu nome, violoncelista de dedicação. No entanto neste concerto ele não foi tocar violoncelo, mas reger a singela e incipiente orquestra de cordas para música de câmara.

Para o acompanhar foi convidado um dos melhores guitarristas clássicos do mundo, o italiano Carlo Marchione. Para além deste como figura de destaque havia o resto da formação, fundamentalmente com alunos do conservatório, local onde o concerto se realizou, numa sala especial para uma melhor acústica.

Então às 19:30 quem quis ir foi, quem não quis ficou e mais nada. Perderam um concerto bastante interessante, apesar de singelo, pela jovialidade dos músicos e da plateia. Apesar de passar por ali muitas vezes, dada a proximidade com a Faculdade, nunca me aventurara a entrar naquele edifício de onde saem notas soltas do estudo da música que fazem alterar (para melhor, espera-se) o estado de espírito.

No final, tive oportunidade de falar um pouco com o português Luis Andrade, da Madeira e sem grande vontade de voltar a Portugal, depois de ter estudado sete anos em Kiev e quatro aqui em Maastricht. Será que isso quer dizer alguma coisa?...

Sem comentários: