sexta-feira, novembro 07, 2003

O Parlamento Europeu

Por iniciativa do Miguel, quinta-feira dia 6 de Novembro, ou seja, ontem, oito portugueses receberam uma recepção quase ministerial no parlamento europeu, com oportunidade para assistir a uma sessão plenária e percorrer corredores interditos a visitantes comuns.

Num dia em que a segurança estava especialmente apertada pela importância de alguns debates que iriam decorrer, telefonamos para quem nos iria receber e aparecem duas senhoras. Nós para agradecer a gentileza tínhamos comprado um ramo de flores… mas era só um e agora apareciam duas pessoas! E permaneceu por instantes um impasse, até que, empurrando de uns para os outros, lá se ofereceu o dito ramo!

Então fomos guiados até aos lugares onde os visitantes podem assistir aos debates, onde permanecemos cerca de uma hora, que acabou com votações de enfiada a emendas. Durante o debate o que é mais notório é a dificuldade dos intérpretes para darem a melhor ideia possível do que vai sendo dito o mais rapidamente que puderem. É sem dúvida uma das maiores dificuldades logísticas a diversidade linguística no seio da União Europeia. E agora com o alargamento a situação adquire contorno verdadeiramente surreais!

Houve momentos de conversa em que nos foram explicados inúmeros detalhes sobre a vida numa instituição como o Parlamento Europeu de forma informal por quem lá trabalha, enquanto sentados à mesa no bar ou nos corredores a caminho do elevador. No final a fotografia ao hemiciclo e um saco com algumas lembranças, de entre as quais o projecto da nova constituição europeia, para mais tarde recordar.

Sem comentários: