domingo, novembro 30, 2003

Roda

A Vrijthof, a principal ou, pelo menos, uma das mais conhecidas praças de Maastricht e onde é agradável gastar um pouco do nosso tempo, está agora repleta com uma espécie de feira de Natal. Tem muitas animações para os mais pequenos, desde carrocéis a escorregas, tem uma pista de gelo para patinar nela quem quiser, e uma roda gigante, que se vê bem ao longe, que proporciona umas voltinhas como se andássemos no aro de uma bicicleta!

Por três euros é-nos dada essa possibilidade. Entra-se no cesto que roda sobre si mesmo e suporta, ainda assim, seis pessoas. Entretanto sente-se uma deslocação e o chão começa a ficar para trás, mais pequeno e adquire-se uma visão de pássaro, lá das alturas. Chegados finalmente a uma altitude de 50 metros atinge-se o auge, o ponto máximo, a partir do qual se passa da ascensão para a queda… suave!

É realmente interessante observar as coisas sobre diferentes pontos de vista. Adquire-se uma percepção bastante diferente, por vezes até difícil de aceitar, de coisas que pensamos que conhecemos tão bem. E tudo parece diferente, incrivelmente diferente e impressionante, da pequenês do que se vê do alto da roda sobressai a grandiosidade da paisagem que dali se vislumbra.

Até que a roda finalmente pára e descemos à terra… e a vida continua!

Sem comentários: