quarta-feira, agosto 11, 2004

Itália

Dois dias e meio foi o tempo necessário para o autocarro acartar a Filarmónica das Cortes até a Polverigi, Ancona, (e o regresso, claro) para participar com a banda de lá num intercâmbio musical.

Tivemos oportunidade de ver mais que alcatrão nas viagens: fomos a Nice, Mónaco, Nimes, San Marino, Roma, Barcelona. Visitámos alguns museus, como o da Ferrari ou uma medieval fábrica de papel, e até percorremos umas grutas.


No entanto tudo se passou basicamente na aldeia de nome Polverigi, com as caras de alguns músicos da sua banda que nos acompanhavam, a “cavalariça” onde dormimos pela confusão em que deixámos aquilo, e as conhecidas refeições que começavam sempre, mas sempre pelo mesmo: pasta!

O serviço consistiu em alguns concertos e uma pequena procissão, nada de mais. Num dos locais a festa até tinha sido cancelada devido à chuva. No entanto, quando lá chegámos o tempo tinha-se controlado e com um acordeão, guitarra, vozes e muitos a dançar, fizemos nós a festa onde eles a tinham cancelado. E os italianos olhavam-nos absortos, mas aos poucos absorvidos pela nossa vivacidade, pela nossa boa disposição, por fazermos tanta festa com tão pouco. E foi muito animado... foi sempre.


E então quando chegava a lutas dentro da camarata!... Eram rastos de champô, pasta de dentes, açúcar, cerveja, espuma de barbear por todo o lado, até no tecto! Nesse mesmo tecto os miúdos tinham prendido uns alvos com fita-cola e andavam aos tiros dentro da camarata com as armas que tinham comprado numa feira. Com tudo isto, viam-se montes de bolas de plástico no chão, ao lado de cuecas e meias e de escovas de dentes!


Apesar das cansativas viagens valeu bem a pena este intercâmbio por ter reforçado a camaradagem entre os membros da banda. Ficam sempre muitos momentos na memória para recordar mais tarde com saudade...

Sem comentários: