segunda-feira, janeiro 10, 2005

Às escuras

Já alguma vez experimentaram fechar os olhos enquanto andam na rua? Eu de vez em quando tento, mas não consigo dar mais que meia dúzia de passos sem abrir os olhos. É inevitável abri-los, nem que seja muito levemente para que apenas entre uma réstia de luz. Há sempre o medo de sair do passeio, bater num poste ou pisar cócó de cão. E isto quando antes de fecharmos os olhos temos o "cuidado" de ver se existem obstáculos de maior antes de empreendermos neste desafio de fechar os olhos e seguir.

Agora imaginemos os não têm esta vista prévia para saber se existe cócó de cão no chão, buracos no passeio (como uma tampa de esgoto aberta) ou obstáculos no caminho. E que nem podem parar e abrir os olhos para ver se estão a ir bem ou não. E agora generalizem no tempo, quando não são cinco passos, cinco minutos, nem uns dias, mas uma vida. Deve ser triste viver num mundo que nem a preto e branco é.



Este espírito de reflexão apoderou-se de mim quando ontem cheguei a casa e tinha a electricidade cortada. Em vez de isso me preocupar, fez-me antes refletir...

Sem comentários: