quarta-feira, março 16, 2005

Rir faz bem ao coração

Dois estudos realizados por investigadores das universidades americanas de Maryland e Carolina do Norte registam a influência do estado de espírito na saúde humana.

Segundo o estudo de Michael Miller, «a amplitude da alteração observada no endotélio (tecido que recobre a parede interna dos vasos) nas pessoas que riem é semelhante à que teriam numa actividade física intensa». No estudo, quando as pessoas se riam, o sangue fluia mais livremente na maioria das pessoas.

Isto não significa que o riso seja um substituto do exercício físico regular. Assim, meia hora de exercício, pelo menos trêz vezes por semana, e quinze minutos de riso todos os dias são muito bons para o sistema vascular, segundo Miller.

No outro estudo mostrou-se que os estados depressivos podem aumentar o riscos de mortalidade em 44%, independentemente de alguns factores como a idade, o casamento ou as funções cardíacas. No New England Journal of Medicine de Fevereiro um trabalho falava até da "síndrome do coração destroçado", uma síndrome cardíaca especificamente ligada a uma emoção forte.

Com tudo isto, vale mesmo a pena rir, pois tristezas não pagam dívidas. Mas será que é por isso que tantas pessoas vêem os Malucos do Riso?

Sem comentários: