terça-feira, janeiro 24, 2006

Agrícola

Segundo o verdadeiro almanaque, o Borda d' Água, a melhor altura para podar as árvores de fruto é em Janeiro pelo minguante, ou seja, esta semana. Seguindo esse conselho lá fui cortando, braça aqui, ramo acolá, experimentando a técnica da poda.

O objectivo é a árvore ficar mais redonda, com a copa não muito alta, para se poderem apanhar os frutos com um pequeno escadote, e com ramificações simples, de modo a que os ramos que fiquem possam ganhar mais força. Ao que parece, quem "inventou" esta técnica foi um burro, que ficava sempre preso a uma árvore e ia desbastando os seus ramos. Com o passar do tempo, o dono do animal foi-se apercebendo que a árvore onde o burro ficava preso dava mais e melhores frutos.

Munido com um escadote, uma tesoura da poda e um serrote para os ramos mais grossos fui de árvore em árvore: de pessegueiros a cerejeiras, passando por pereiras e macieiras, e até uma ameixeeira velha. Cada tipo de árvore com uma poda própria, assim me vão dizendo. Os pessegueiros, por exemplo, não precisam de grandes cortes, deixam-se os ramos novos evitando-se que a árvore fique muito alta.

Vamos lá a ver se a árvore vai dar bom fruto ou se vai secar.

Sem comentários: