terça-feira, fevereiro 14, 2006

São Cirílio e São Metódio

Segundo a agenda que a SIC me deu hoje é o dia dos irmãos Santos Cirílio e Metódio. Nada do São Valentim de que tanto se fala hoje, como se fosse o dia da sua canonização.

Investiguei e, parece-me, ou melhor, dá-me a impressão que, de facto, hoje não é o dia daqueles santos, porque será a 11 de Maio. Portanto, tenho de dar a agenda a torcer, hoje afinal é dia de S. Valentim! Mas porquê hoje e qual a ligação com o Dia dos Namorados?

O Dia de São Valentim, tem a sua origem num acontecimento ocorrido na segunda metade do século século III na cidade de Terni, perto de Roma. O Império Romano era governado, na altura, por Claudius II (268 – 270) que estava envolvido em diversas campanhas militares consideradas demasiado sangrentas, o que levou a dificuldades na recruta de novos soldados para as legiões romanas.

Tendo o Imperador considerado que a razão destas dificuldades residia no facto dos homens não quererem abandonar as suas namoradas, esposas e amantes, proibiu todos os noivados e casamentos em Roma.

Contrariando essa determinação, Valentim, bispo de Terni, continuou a casar jovens apaixonados. Quando o Imperador tomou conhecimento da celebração dessas cerimónias, ordenou a decapitação do bispo Valentim, facto que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270.

Em 498, o Papa Gelasius santificou-o, passando o dia da sua morte a estar conotado com os apaixonados.


Sendo assim, hoje não nos devemos esquecer de dar um beijo a quem gostamos... pelo menos um!

Sem comentários: