quinta-feira, maio 04, 2006

Quiaios

No dia 1 de Maio, na floresta perto das dunas de Quiaios, realizou-se o Campeonato Nacional de Distância Longa, a contar para a Taça de Portugal de Orientação. Eu participei no escalão aberto Difícil Longo, o mais parecido com o que seria o meu escalão caso fosse federado, ou seja, H21B:
"H" do sexo masculino;
"21" da faixa dos 21 aos 30 anos de idade e
"B" pelo grau de dificuldade ("E" para os atletas de elite, depois "A" e finalmente o "B")

Mesmo antes de chegar ao evento já nos vamos orientando. Na internet diz para seguir pela EN109 (a estrada da Figueira) sentido Norte e nos semáforos do Ervedal cortar para Oeste e daí seguir as placas. Ao ver as placas rectangulares de duas cores divididas na diagonal sente-se um certo conforto por se estar no caminho certo.

Durante a prova acontece exactamente o mesmo. Assim que encontro o ponto de controlo que procuro sinto um conforto: estou a ir bem, não estou perdido. Em quase todos os pontos consegui encontrar à primeira o ponto de controlo que eu queria, excepção feita ao malogrado ponto treze onde me desonrientei e andei segundo um azimute tirado a correr (tenho de treinar melhor a técnica 1, 2, 3 da Silva). Demorei quase vinte minutos para chegar a esse ponto que esta entre duas árvores numa clareira perfeitamente assinaladas no mapa e no cartão de sinalética suplementar!

Cansa muito mais correr neste deporto do que em corrida normal, porque aqui pára-se muitas vezes para consultar o mapa e porque o terreno não é regular para a corrida constante. É preciso escolher bem o percurso para demorar o mínimo tempo possível. Eu demorei 1h20m07s a percorrer o percurso com os 15 pontos, 5,7Km e 155m de desnível acumulado e pareceu-me uma prova razoável. Thierry Gueorgiou, actual nº 1 mundial, precisou apenas de 1h06m28s, mas para fazer um percurso com 28 pontos, 13,7Km e 325m de desnível acumulado! É querer comparar alhos com bugalhos!

No fim ainda passei um bocado para ver as várias actividades a decorrer no local da meta. O Ori-Anima direccionado para os mais novos e filhos de atletas que ali ficavam entretidos enquanto os pais iam competir chamou atenção à minha curiosidade. E eis que vejo a Lia com a cara pintada e um chapéu feito de balões a animar aqueles miúdos. Não a reconheci à primeira naqueles preparos e talvez por não estar a fazer conta. Foi bom ver ali alguém conhecido, visto eu ainda não conhecer os atletas do COC - Clube de Orientação do Centro, do qual faço parte. Já tinha encontrado também o Mário Duro com a família, sim, aquele que no Acapatrono fez de Síndrome.

As próximas provas são:
20 e 21 de Maio - Campeonato Nacional Absoluto - Tocha/Cantanhede
10 de Junho - VIII Grande Prémio do RA4 - Pataias (Alcobaça)
8 de Julho - Nocturna 2006 - Pedrogão (Leiria)

Corram!

Sem comentários: