quinta-feira, agosto 24, 2006

Grupo Lena

Começou ontem o trabalho dentro do Grupo Lena, o maior da região centro. Para termos bem essa noção, logo no início somos confrontados com um vídeo de apresentação do grupo que explica a divisão das mais de 60 empresas do grupo em 9 conselhos estratégicos: construções, gás natural, indústria, imobiliária, automóveis, serviços, comunicação, ambiente e internacional.

As construções continuam a ser a actividade principal do grupo, representando mais de 60% do volume de negócios. Começou por se apostar na complentariedade de empresas, criando-se empresas que forneciam directamente produtos relacionados com a construção civil e obras públicas. Actualmente a expansão é em todos os sectores, adquirindo empresas numa aposta de diversificação de risco, num momento em que a construção passa por uma fase má.

Eu agora estou na Lena Construções, na parte da Logística para aprender as boas práticas em gestão de stocks e aprovisionamento implementadas por este conselho estratégico. A ideia é depois aplicar alguns destes conhecimentos na melhoria da gestão de stocks na Viamarca, uma empresa de marcação de estradas e sinalização vertical. A proposta é aliciante e implica mudar muita coisa na empresa que foi pioneira em Portugal na marcação de estradas.

No final de Setembro juntam-se a mim mais uns recém-licenciados para integrar um grupo por eles chamado de "elite" e receber formação pela Escola de Negócios do Grupo Lena, na perspectiva de integrar a administração de uma das empresas do grupo.

Para já as primeiras impressões são boas.

Sem comentários: